Buscar
  • Clínica de Olhos Jund Eye

Coceira nos Olhos, devo me preocupar?



O ato de levar a mão aos olhos e coçá-los pode ser involuntário. Quando percebemos, já coçamos. Apesar de sanar um incômodo momentâneo, não é interessante levar os dedos nos olhos. Muito pelo contrário, esse pode ser um hábito muito prejudicial para a saúde. Principalmente se a coceira nos olhos for o sintoma de alguma doença ocular.

A coceira nos olhos é bastante incômoda. Ela pode acontecer por diversos motivos e entre eles estão algumas doenças que podem ter consequências sérias para a saúde. Por isso, se os seus olhos estiverem coçando muito, procure um médico oftalmologista e descubra a causa antes de mais nada.

Por isso, se a coceira nos seus olhos não é causada por um fiozinho aventureiro de cabelo, preste bastante atenção.


Veja agora os 9 motivos que podem fazer os seus olhos coçar e que podem te levar ao consultório médico!


1- Conjuntivite viral, bacteriana ou alérgica

A conjuntivite é daquelas doenças oculares que todo mundo já teve contato. Se não contraiu, pelo menos conhece alguém que já teve. Os sintomas são o inchaço, vermelhidão nos olhos, secreções brancas ou amareladas, dificuldade para enxergar nitidamente, intolerância à luz (fotofobia) e, claro, a coceira. Esse último é o mais perigoso para a saúde pública, uma vez que pode transformar as mãos em agentes de propagação da doença. A pessoa que coça os olhos acaba contaminando objetos e até mesmo tocando outras pessoas.


2- Terçol nas pálpebras

O terçol é comumente diagnosticado pelo próprio paciente. Ele é uma pequena protuberância que surge na pálpebra devido a alguma obstrução de glândulas. Juntamente com ela, também é possível notar vermelhidão, ardência, coceira, inchaço nos olhos e até a presença de pus. Apesar do fácil diagnóstico, a automedicação não deve acontecer em hipótese alguma. Na maioria das vezes o terçol desaparece em alguns dias e a compressa quente ajuda a aliviar os sintomas.


3- Alergias

Não é raro que pacientes com alguns tipos de alergias relatem a coceira constante nos olhos. Principalmente aqueles com rinite ou sinusite. Nesses casos, a solução é tratar a alergia em si e não apenas o sintoma que se manifesta nos olhos. Mas é sempre bom retirar as lentes de contato para dar um alívio para os olhos. Ou ainda usar água fria para também ajudar a aliviar os sintomas.


4- Herpes ocular

A herpes ocular é causada pelo vírus da herpes simples ou da varicela. Os sintomas são muito parecidos com os da conjuntivite, como ardência nos olhos, visão embaçada, vermelhidão e coceira, além de dor, fotofobia e sensação de corpo estranho. Mas a grande diferença é que muitas vezes ela acomete apenas um dos olhos . Ela é altamente contagiosa, por isso, a coceira nos olhos pode acabar ajudando o vírus a propagar-se. Se você tiver a menor suspeita de que está com herpes ocular, marque uma consulta urgente com médico oftalmologista para que ele possa indicar o tratamento correto.


6- As coceiras difíceis persistentes

Começam como um leve incômodo e logo se tornam uma chateação grave. Não admira que a coceira nos olhos seja uma queixa frequente no consultório do oftalmologista.


Descubra a seguir quais são as causas mais comuns e como agir em cada situação:


7- As lentes de contato



Também podem provocar coceira, principalmente quando estão danificadas, não são substituídas com frequência suficiente, a limpeza não é adequada ou não se ajustam direito. A lente mal ajustada pode ser a culpada se você sentir que tem um objeto estranho no olho ou se houver flutuações visuais durante o uso.

Siga o cronograma de substituição que o médico lhe passou e não se esqueça de lavar e desinfetar regularmente as lentes de acordo com as instruções da solução de limpeza.


8- Doença do olho seco

Pode ser provocada pela produção insuficiente de lágrima (causada por idade, cirurgia com laser ou medicamentos como descongestionantes e antidepressivos) ou pela evaporação rápida da umidade (por causa de fumaça, ar seco ou baixa frequência no movimento de piscar os olhos). Colírios conhecidos como lágrimas artificiais substituem a lubrificação e aliviam o desconforto.


9- Uso de medicamentos

Alguns medicamentos também podem gerar esse incômodo. Pílulas anticoncepcionais e alguns antibióticos são exemplos que podem deixar o olho muito seco e a vontade de coçar acaba sendo quase inevitável. Até mesmo remédios comuns, para dor de cabeça ou dores musculares, porém, ter coo consequência o desconforto nos olhos, inclusive medicamentos para combater a acne merecem atenção quando é olho seco.

Se houver outros sintomas junto com a coceira nos olhos, como secreção nos olhos ou dor de garganta, se sentir dor ou a visão piorar, talvez você esteja com uma infecção ou outro problema que exija atendimento profissional.


“Há muitos pacientes com olhos lacrimejantes, vermelhos e que coçam”, diz Holly Shaw, assessora de enfermagem da entidade Allergy UK. “Como algumas doenças oculares mais raras podem ameaçar a visão, é bom procurar um médico.”


ALGUMAS PREVENÇÕES IMPORTANTES

Mesmo com essas dicas, o melhor remédio é a prevenção! Isso inclui evitar ambientes com grande concentração de poeira e outras características que podem causar alergias. Se estiver usando algum medicamento, leia a bula.

Em caso positivo, avalie com seu médico a possibilidade de usar um colírio lubrificante enquanto estiver em tratamento. Evite também ao máximo o contato dos dedos e unhas com os olhos, eles carregam grandes quantidades de sujeira, que podem prejudicar. Se houver inflamações, qualquer sujeira pode dar origem à coceira e irritação.

Compressas geladas podem gerar efeitos rápidos para aliviar a coceira, se ainda assim não for possível evitar de coçar, utilize as costas da mão, faça movimentos leves até amenizar a irritação.


Se você ou alguém da sua família tem apresentado coceira nos olhos, marque uma consulta e converse com um especialista, ele poderá esclarecer quais as causas do incômodo e orientá-lo em relação ao tratamento mais adequado.

25 visualizações

Tel: 011-4521-3966

Rua Anchieta, 631/639, Vila Boaventura, Jundiaí-SP

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon