top of page

Glaucoma

1.jpeg

É uma neuropatia óptica, ou seja, é uma doença que afeta o nervo óptico, que é o nervo responsável por enviar ao cérebro as informações visuais captadas pelos olhos.

O dano no nervo óptico é ocasionado pela pressão intraocular, e a partir de um determinado nível de lesão, começa a haver a perda progressiva da visão periférica ou do campo visual.

Esta doença é a principal causa de cegueira irreversível no mundo e costuma afetar predominantemente pessoas com mais de 40 ou 50 anos de idade, embora existam quadros de glaucoma juvenil e até mesmo infantil ou congênito.

Podemos dividir o glaucoma em 2 grandes grupos quanto a causa:

Glaucoma Primário: quando não existe nenhuma causa aparente.

Glaucoma Secundário: que pode surgir em decorrência de uma série de problemas oculares, tais como: trauma, uso de medicações, cirurgias prévias, inflamações ou doenças de outras partes do olho, como por exemplo na retina, na córnea ou no cristalino.

Podemos ainda dividir também os glaucomas em:

Glaucoma de Ângulo Aberto: (75% dos casos).

Glaucoma de Ângulo Fechado: (25% dos casos). A primeira forma costuma ter um curso mais insidioso, ao passo que a segunda pode causar danos de maneira mais acentuada e rápida.

Diagnóstico: Envolve a realização de uma série de exames (consultar sessão de exames), que são fundamentais tanto para o diagnóstico, quanto para o acompanhamento da doença.

Tratamento: Pode ser feito com o uso contínuo de colírios que diminuem a pressão intraocular ou com laser. Quando estas duas modalidades de terapia não conseguem controlar a doença, pode ser necessário a realização de procedimentos cirúrgicos.

Felizmente, na maior parte dos casos, quando o diagnóstico é feito precocemente e o paciente segue corretamente as recomendações médicas, trata-se de uma doença crônica controlável e que permite aos pacientes uma vida normal.

ASSISTA O VÍDEO:

Espero que possa ajudá-lo (a) a compreender melhor o seu diagnóstico e/ou tratamento. Em caso de dúvida adicional, não hesite em nos contactar.

Whatsapp-1.png
bottom of page