top of page
4.jpg
3.jpg

A importância da visão

A visão é o mais importante sentido do ser humano. Através dela recebemos aproximadamente 70 % das informações do mundo exterior. Portanto, enxergar bem está intimamente relacionado à nossa qualidade de vida.

Quando devo operar ?

Ainda existem pessoas que acham que a catarata precisa estar “madura”para ser operada. Este conceito está em desuso já há pelo menos 30 anos devido ao desenvolvimento de técnicas minimamente invasivas e extremamente seguras que permitem que a catarata seja operada mesmo em seus estágios iniciais.

Qual o sentido em esperar que alguma doença se torne avançada para ser tratada ? Nenhum, e com a catarata certamente não é diferente.

Normalmente após uma perda de 20 a 30% da visão já podemos considerar a indicação de remoção da catarata, embora em alguns casos até antes, dependendo das exigências visuais de cada um.

Entretanto, considerarmos apenas a acuidade visual medida no consultório para constatar a deterioraçào da função visual causada pela catarata pode ser enganoso. A sensibilidade aos contrastes sofre uma queda importante nos pacientes com catarata, principalmente na visão noturna, dificultando sobremaneira a visualização das imagens sob baixa iluminação.


Qual o objetivo da cirurgia?

O objetivo principal é remover o cristalino opacificado e substituí-lo por uma prótese artificial transparente, a Lente Intraocular que permanecerá dentro do olho do paciente por toda sua vida, sem necessidade de ser substituída jamais. Além disso, como um ganho secundário importante, o paciente pode também diminuir ou até mesmo eliminar a dependência do uso de óculos.

O que é catarata?

É a opacificação do cristalino, lente natural dos olhos responsável pela focalização das imagens estando mais comumente relacionada com o processo de envelhecimento, podendo contudo também ocorrer devido a outras causas, tais como: Diabetes, traumas oculares, uso de determinados medicamentos ou outras doenças dos olhos.

A catarata causa diminuição gradual e progressiva da acuidade visual. Muitas vezes esta perda é tão lenta, que o paciente nem percebe, até ter o diagnóstico em uma consulta oftalmológica.

A perda da visão é variável conforme o tipo e a intensidade da opacificação. Em alguns casos é maior de dia do que à noite ou é pior para longe do que para perto.

É extremamente frequente que os pacientes após operarem o primeiro olho digam: Como eu estava vendo mal e não sabia!

ASSISTA O VÍDEO:

Espero que possa ajudá-lo (a) a compreender melhor o seu diagnóstico e/ou tratamento. Em caso de dúvida adicional, não hesite em nos contactar.

Catarata

Whatsapp-1.png
bottom of page