JundEye - Clínica de Olhos - Saúde oftalmológica em Jundiai e região

Jundeye - Exames

Procedimentos Jund Eye

Adaptação de Lentes de Contato

Jundeye - Lentes de Contato

A adaptação de lentes de contato é um ato médico. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, utilizar lentes de contato sem a devida supervisão do oftalmologista é seguramente muito mais lesiva aos olhos do que utilizar óculos inadequados. Os motivos para isso, apesar de parecerem óbvios, não são muito conhecidos pela população de maneira geral. A lente de contato pode acarretar alterações na superfície ocular, bem como causar uma série de doenças que acometem principalmente a conjuntiva e a córnea, que em casos graves podem levar à perda da visão. Além disso, o processo de adaptação é quase sempre dinâmico, requerendo ajustes de uma série de parâmetros da lente para uma adaptação segura e confortável. Entretanto, têm se tornado cada vez mais freqüente o comércio indiscriminado de lentes de contato em ópticas e até farmácias por pessoas sem nenhuma qualificação técnica para isso. Seguir corretamente as orientações de um profissional habilitado e constantemente atualizado, seguramente aumentarão suas chances de uma utilização duradoura das lentes de contato.

View Video View Video
View Video View Video

Lentes de Contato Especiais

Os pacientes que apresentam algumas doenças da córnea que causam irregularidades na sua superfície (ceratocone, degeneração marginal pelúcida) ou submetidos a cirurgias que eventualmente possam modificar o formato da córnea (transplante de córnea, ceratotomia radial, ectasia pós cirurgia refrativa) costumam apresentar redução da acuidade visual não passível de correção com óculos ou mesmo com lentes de contato convencionais.

Nestes casos, utilizamos lentes de contato especiais, que visam melhorar a acuidade visual e ao mesmo tempo propiciar conforto adequado para uso prolongdo.

Em nosso serviço, utilizamos as lentes de contato ROSE K2, ROSE K PG, ROSE K IC e SCLERA, as mais avançadas disponíveis para estes fins.

Capsulotomia Posterior com YAG Laser

É indicada em pacientes submetidos à cirurgia de catarata quando ocorre a opacificação da cápsula posterior (parte do cristalino que não pode ser removida durante a cirurgia, pois nela se apóia a lente intra-ocular).

Realiza-se uma abertura ma parte central da cápsula posterior que se encontra opacificada com a finalidade demelhorar a visão.

Trata-se de um procedimento completamente indolor e muito rápido.

View Video

Crosslinking de Colágeno

O Ceratocone é uma condição na qual o estroma corneano apresenta baixa rigidez, tornando-se mais elástico e fino. Essa perda de rigidez permite a formação de uma área abaulada (ectasia) mais protusa (cone), com consequente irregularidade da curvatura corneana e diminuição acentuada da acuidade visual. Isto se deve ao fato de que a estrutura da córnea, composta por fibras colágenas sofrer alterações que reduzem a sua espessura e sua resistência.

No procedimento denominado Crosslinking de Colágeno, o emprego da luz UVA (370 nm), associada à riboflavina, cria novas ligações entre as moléculas de colágeno adjacentes, reduzindo significativamente a elasticidade e aumentando a resistência biomecânica do tecido corneano. O “cross-linking” não representa a cura definitava do ceratocone. Sua meta é deter a progressão do mesmo, e com isto, conter a deterioração da visão e evitar a necessidade de um transplante de córnea.

O cross-linking de colágeno corneano tem como objetivo retardar e/ou estabilizar a progressão do ceratocone. O procedimento é eficaz, com baixo índice de complicações, podendo ser indicado para pacientes com ceratocone progressivo e ectasia progressiva pós-cirurgia refrativa.

View Video

Implante de Plug de Colágeno

Realizado em casos de olho seco severo com a finalidade de permitir que a pequena quantidade de lágrima produzida não seja escoada pelo sistema de drenagem. Trata-se de um procedimento extremamente simples, rápido e indolor.

Jundeye - Lentes de Contato

Iridectomia com YAG Laser

Indicada para casos de Glaucoma de Ângulo Fechado, Fechamento Angular Primário (Glaucoma Agudo), Ângulo Oclusível e em alguns casos de Glaucoma Pigmentar.

View Video

Sondagem das Vias Lacrimais

Para verificar se o sistema de drenagem encontra-se obstruído, ocasionando lacrimejamento constante, como nos casos de Dacriocistite.

Teste de Sobrecarga Hídrica

De maneira similar a um teste Ergométrico realizado pelos Cardiologistas, este tem por finalidade produzir uma sobrecarga no sistema de drenagem do humor aquoso e verificar se ocorre um aumento na pressão intra-ocular.

Consegue-se desta forma estimar de maneira aproximada o valor do pico de pressão intra-ocular, independentemente do horário em que é realizado.

Jundeye - Procedimentos

Trabeculoplastia Seletiva

A causa mais comumente envolvida no aumento da pressão intra ocular (PIO) é a crescente resistência ao escoamento do humor aquoso em uma estrutura interna do olho conhecida como malha trabecular. A Trabeculoplastia Seletiva promove alterações estruturais e funcionais na malha trabecular levando a uma espécie de regeneração, que favorece a melhora no escoamento do humor aquoso, e consequentemente, uma redução da PIO.

Este tratamento pode ser indicado como terrapia inicial, como terapia complementar ou como terapia substitutiva ao uso de colírios utilizados para o controle da PIO.

Trata-se de um procedimento rápido, indolor, seguro e que não necessita de afastamento das atividades diárias após a aplicação.

View Video View Video